quinta-feira, novembro 5

RIP ANTÓNIO SÉRGIO



A semana passada perdemos um amigo - nada menos do que o melhor radialista de todos os tempos! Um homem que respirava música, vivia para a música, sabia tudo de música, fosse punk, heavy ou rock... escrevi umas linhas no DA... sai amanhã sexta-feira 6.11.2009

António Sérgio – Calou-se a voz do “lobo”
O radialista António Sérgio Ferrão faleceu de crise cardíaca no passado Domingo dia 1 de Novembro, com 59 anos de idade. Conhecido como mentor de programas como o “Lança-Chamas”, “Som da Frente” ou “A Hora do Lobo” entre outros, na Rádio Comercial, o “mestre” como era conhecido tinha completado 40 anos de rádio havia pouco tempo.
António Sérgio nasceu em 1950 e iniciou-se na Rádio Renascença em 1968 pela mão do pai. Depois do 25 de Abril com a nacionalização do Rádio Clube Português, mais tarde Rádio Comercial – António Sérgio foi convidado para a nova estação por João David Nunes e depressa conquistou audiências, primeiro com o programa “Som da Frente” e depois com o “Lança-Chamas” aos sábados à tarde.
Foi em finais dos anos 80 que eu o conheci. Acabei por visitar o estúdio da Rua Sampaio Pina em Lisboa e assistir ao vivo a muitas emissões… A equipa que fazia o “Lança-Chamas” Ana Cristina Ferão (a companheira), Paulo “Scorp” Fernandes e Gustavo Vidal, divulgaram durante quase uma década o heavy metal em todos os seus estilos.
Quando a Rádio Comercial foi privatizada em 1993, o “Lança-Chamas” acabou e António Sérgio mudou-se para a nova rádio XFM, onde divulgava “blues” no programa “Grande Delta”, mas a XFM durou pouco e em 1997 voltou à Rádio Comercial para outro grande programa “A Hora do Lobo”, que esteve no éter quase 10 anos até 2007. O facto de António Sérgio ter um programa de autor, onde quem escolhia as músicas era ele devia fazer confusão a quem inventou o sistema de “play-lists”… vai daí dispensaram o Sérgio da Rádio Comercial em 2007.
Esteve pouco tempo no desemprego, já que Luis Montez o convidou para a nova rádio Radar onde António Sérgio emitia o programa “Viriato 25”… antes de falecer tinha gravado um programa…
Perdeu-se assim um grande homem da rádio, dizem que o último com programa de autor, um verdadeiro entendido em música, que respirava música, e vivia para a música. Muitas bandas lhe devem o sucesso que tem hoje. Muita gente lhe prestou homenagem na 2ª feira… mais de 200 pessoas acompanharam-no à última morada no Cemitério dos Prazeres em Lisboa. Que descanse em paz!
A música desta semana é dedicada a ti companheiro…
AM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?