quarta-feira, fevereiro 24

A IMPORTÂNCIA dos CLUBES de FÃS





Os fãs fazem a diferença na popularidade de muitas bandas musicais!
Os clubes de fãs, agora que a internet tornou o mundo muito mais pequeno, nascem como cogumelos e prestam um serviço difícil de igualar. As bandas e as editoras agradecem… oferecem apoio, camisolas, bilhetes para os concertos, etc… anda toda a gente feliz!
Os Metallica tem um super Clube de Fãs nos EUA chamada MetClub www.metclub.com é oficial, controlado pela banda e publica uma magazine de três em três meses. No nosso país há dois chapters oficiais, o Portugallica www.portugallica.com e o Lusatarium www.lusatarium.com ambos tem feito um excelente trabalho na angariação de novos fãs e sempre que a banda toca em Lisboa avançam com encontros e são sempre os primeiros na frente de palco.
Em 2007 os Metallica levaram para os EUA a faixa do clube de fãs Portugallica.
Os Manowar também tem um clube de fãs aguerrido em Portugal – os Lusitanian Warriors www.lusitanianwarriors.blogspot.com
Os Motörhead são mais modestos e o clube de fãs inglés não é tão famoso. O clube Motörheadbangers http://www.alanburridge.freeuk.com/mhb/ … (carolice de um fã inglés) existe desde os anos 80 e publica tambem uma magazine.
Em Portugal os fãs de Motörhead tem um blog em www.motorheadbangersportugal.blogspot.com onde publicam alguma informação relativa à banda de Lemmy. Os Motörhead, soube-se agora vem tocar este ano ao Rock In Rio no dia 30 de Maio na Quinta da Bela Vista em Lisboa.
Os norte americanos Kiss www.kissonline.com tem uma das mais rentáveis claques de fãs a Kiss Army com ramificações em todo o mundo incluindo a secção portuguesa www.myspace.com/kissarmyportugal
Os fãs portugueses dos Tokio Hotel tem um excelente blog em http://tokiohotelfans.blogs.sapo.pt/ onde mostram informações gerais sobre esta banda alemã.
São novos mas tem também uma excelente frente de combate – os norte-americanos 30 Seconds To Mars www.myspace.com/thirtysecondstomars tem também uma secção portuguesa
Um dos clubes de fãs mais antigos do mundo é sem dúvida o dos Rolling Stones no Reino Unido http://www.iorr.org/ que divulga as actividades da banda desde 1980.
As bandas portuguesas tem também clubes de fãs activos com destaque para a Nação UHF com myspace em www.myspace.com/encontronacaouhf e o célebre Clube X dos Xutos & Pontapés apadrinhado pela própria banda em www.xutos.pt
A Blasted Mechanism Nation www.blastedmechanism.com também tem feito um bom trabalho e juntamente com a banda o ano passado levou um avião cheio de fãs aos Açores para o lançamento do novo álbum.
Também os nossos Moonspell tem uma excelente "street team" em www.moonspell.com
Está provado que ter um clube de fãs aguerrido é meio caminho andado para o sucesso!
CM

terça-feira, fevereiro 9

20 ANOS de HARD'n'HEAVY no DIÁRIO POPULAR


Fez esta semana 20 anos que me iniciei nos meios jornalisticos! Foi precisamente no dia 9 de Fevereiro de 1990… lembro-me de ter entregue os textos e as fotos que iriam ocupar ¾ da página, uns dias antes e no sábado de manhã (o jornal era vespertino) estava na gráfica do Bairro Alto para ver a rotativa a funcionar… Tudo isto para mim era um sonho! Lembro-me de ter pegado num dos primeiros jornais e lembro-me como se fosse hoje do cheiro a tinta fresca…
O sonho de ser jornalista tinha nascido dois anos antes quando iniciei a impressão em xerox da fanzine Hard’n’Heavy, a primeira fanzine portuguesa a ser impressa com fotos originais… as minhas!
Até aí quem imprimia fanzines, já que não havia revistas especializadas em português, usava as fotos recortadas de magazines como a Metal Hammer (inglesa) ou Hard Rock (francesa)… Foi se calhar por isso que quem leu a carta que enderecei ao Diário Popular, se interessou e me marcou uma reunião, onde acertámos tudo para começar a editar uma página semanal sobre Heavy Metal!
Trabalhar num grande jornal como o Diário Popular, foi uma escola para mim! Habituado a este jornal desde miúdo, ter uma página quase inteira para escrever sobre a música que eu gostava, foi muito mais que um sonho! Na primeira página, escrevi sobre Alkateya, Ibéria e Candlemass… o quarto de página que sobrava era ocupado pelo “airplay chart” do Rock’n’Stock de Luis Filipe Barros na Rádio Comercial (a quem mando um abraço – pois ainda está no activo na Antena 1).
Duarante quase dois anos redigi, divulguei, fotografei religiosamente bandas portuguesas e estrangeiras. Dava trabalho pois nesta altura não havia internet nem e-mail, e as coisas chegavam todas por correio ou pela visita às editoras em Lisboa.
Nesta altura havia em Lisboa três jornais vespertinos, o Diário Popular, o Diário de Lisboa e A Capital… foram fechando uns atrás dos outros… A Capital aguentou-se até 2005… Agora já não há vespertinos!
Quando o Diário Popular fechou, o “bichinho” já estava instalado… fácilmente arranjei um “cantinho” no Diário do Alentejo, onde tinha muitos amigos… mesmo sem ganhar nada, a página Hard’n’Heavy passou então para o DA isto em 1992 ou 93…
Em 1995 a página Hard’n’Heavy passou para o jornal A Capital… e durou 10 anos… era dos poucos jornais a ter uma coluna dedicada ao heavy metal…
Apesar de não ter agora nome esta coluna semanal que o estimado leitor, segue semana após semana, já faz parte da história!
Finalmente deixei gradualmente de assinar Cameraman Metalico por causa da carteira profissional. Modernices…
A página semanal do Diário Popular, deu agora lugar a um site www.hardheavy.com onde regularmente meto os escritos que se editam no DA.
Longa vida ao HEAVY METAL.
AM

segunda-feira, fevereiro 1

AGRADECIMENTO PÚBLICO


Na impossibilidade de o fazer de outra maneira, quero agradecer ao Hospital Garcia de Orta, todos os medicos, neurocirurgiões, enfermeiras, pessoal auxiliar e voluntários que me trataram durante o meu internamento de 19 a 26 de JAN 2010.
Toda esta gente foi uma constante à minha cabeceira e nada tenho a dizer do serviço, pelo contrário!
Bem hajam todos... AM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?