quinta-feira, março 18

SPEL - 1981 - 2000


Foram 19 anos de trabalho com quimicos!
Trabalhei na Sociedade Portuguesa de Explosivos de 1981 ao ano 2000...
Percorri quase todas as secções, desde os Explosivos Civis até ao Material de Defesa, TNT, Ácidos e Nitroglicerina.
Na oficina K300, ou Kontinitro 300 trabalhei uns 3 anos... depois passei para os Ácidos para trabalhar por turnos.
A K300 sempre trabalhou com 3 pessoas, o chefe Magnaldo, o Gualdino e o Maltez.
Depois entrei eu para aprender e o Magnaldo passava menos tempo na produção, ele já tinha quase 40 anos de produção. Havia um quarto elemento no Parque de Ácidos - o António Silva que fazia as mituras sulfonitricas (oleum sulfurico e ácido nitrico concentrado).
A oficina era em madeira, o chão era em chumbo, eram dois andares juntos por uma escada em madeira sólida. No misturador estavam sempre 300 kg de nitra em mistura... aquilo produzia 300 kg de nitroglicol por hora. Tinha um sistema de arrefecimento com água a 2º C...
Confesso que a principio me assustei quando me disseram, "se isto rebenta nem te encontram para o funeral"... nunca rebentou! O trabalho não era nada de mais, mas era perigoso... e era muito preso... muitas vezes entrava às 8 da manhã e só saia às 10 da noite... muita hora extra ganhei nesta altura! Monetáriamente era muito bom. Acho que nunca ganhei tanto dinheiro. Mas quase não via a familia!
CM

terça-feira, março 9

O SAL - inimigo público nº 1


Sem ter conhecimentos médicos, aventurei-me a escrever sobre saúde!
É por uma boa causa...
Sabe tão bem que ninguém diria que aos poucos nos vai estragando a saúde! Habituamo-nos de pequeninos ao sabôr do sal de cozinha e temos tendência para consumir mais do que é necessário. Os excessos é que nos matam!
No caso do sal, não só nos mata como nos estraga a “máquina”, as artérias, os pulmões, aos poucos vai-nos tirando a saúde e a pouca qualidade de vida! Os médicos dizem que 5 gramas diárias são o suficiente, eu acho que nós consumimos o dobro… e que 2 gramas chegavam bem…
Nós alentejanos temos a mania do sal, tudo leva tempero, antes ou depois de se consumir… o sal está sempre presente, seja na açorda, nos enchidos, nas carnes salgadas, no presunto… ora isto é muito sal!
Está provado que se o leitor comer por dia duas fatias de pão, já consumiu o sal necessário ao seu organismo… todo o restante está a mais e vai fazer-lhe mal, mais tarde ou mais cedo.
A partir dos 40 anos verifique regularmente a sua tensão arterial, evite um AVC, cortando desde já o sal…
Comece por coser os vegetais só com água, um de cada vez, batatas, cenouras, broculos, couve-flôr, etc e aprenda de novo o sabôr das coisas sem sal… corte 50% na preparação de açordas, migas, ensopados…
Corte também da sua alimentação os enchidos, os enlatados e a comida “fast-food”… coma menos carnes vermelhas e mais peixe.
Nos temperos use ervas aromáticas em vez de sal.
Se o estimado leitor for diabético, fale com o seu médico de familia, pois você precisa mais sal do que uma pessoa normal.
Se já tem a tensão arterial elevada veja-a baixar cortando a comida com sal… no início pode não saber muito bem, mas aos poucos vai ver que não custa nada e a sua saúde agradece! O sal deixou de ser um conservante no século XIX para nos arruinar a saúde no século XXI…
AM

This page is powered by Blogger. Isn't yours?