terça-feira, março 9

O SAL - inimigo público nº 1


Sem ter conhecimentos médicos, aventurei-me a escrever sobre saúde!
É por uma boa causa...
Sabe tão bem que ninguém diria que aos poucos nos vai estragando a saúde! Habituamo-nos de pequeninos ao sabôr do sal de cozinha e temos tendência para consumir mais do que é necessário. Os excessos é que nos matam!
No caso do sal, não só nos mata como nos estraga a “máquina”, as artérias, os pulmões, aos poucos vai-nos tirando a saúde e a pouca qualidade de vida! Os médicos dizem que 5 gramas diárias são o suficiente, eu acho que nós consumimos o dobro… e que 2 gramas chegavam bem…
Nós alentejanos temos a mania do sal, tudo leva tempero, antes ou depois de se consumir… o sal está sempre presente, seja na açorda, nos enchidos, nas carnes salgadas, no presunto… ora isto é muito sal!
Está provado que se o leitor comer por dia duas fatias de pão, já consumiu o sal necessário ao seu organismo… todo o restante está a mais e vai fazer-lhe mal, mais tarde ou mais cedo.
A partir dos 40 anos verifique regularmente a sua tensão arterial, evite um AVC, cortando desde já o sal…
Comece por coser os vegetais só com água, um de cada vez, batatas, cenouras, broculos, couve-flôr, etc e aprenda de novo o sabôr das coisas sem sal… corte 50% na preparação de açordas, migas, ensopados…
Corte também da sua alimentação os enchidos, os enlatados e a comida “fast-food”… coma menos carnes vermelhas e mais peixe.
Nos temperos use ervas aromáticas em vez de sal.
Se o estimado leitor for diabético, fale com o seu médico de familia, pois você precisa mais sal do que uma pessoa normal.
Se já tem a tensão arterial elevada veja-a baixar cortando a comida com sal… no início pode não saber muito bem, mas aos poucos vai ver que não custa nada e a sua saúde agradece! O sal deixou de ser um conservante no século XIX para nos arruinar a saúde no século XXI…
AM

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?