domingo, outubro 26

ENTREVISTA A DANKO JONES
Não resisto a publicar aqui a última entrevista que fiz.
Mr. DANKO JONES merece.

DANKO JONES
Sangue novo para o rock!

O canadiano Danko Jones esteve em destaque este Verão quando se evidenciou no cartaz do Festival Paredes de Coura.
A sua maneira de tocar guitarra e o discurso frontal que utilizou não deixou ninguém indiferente.
Agora com a edição do segundo CD de originais, Jones voltou ao nosso país para dois concertos em Lisboa e Porto.
Estive à conversa com o músico pouco antes de este se apresentar num show-case surpresa na estação de rádio Antena 3. No dia a seguir vimos o concerto que deu na sala Musicais em Lisboa - simplesmente pólvora!

P - Conta-me em poucas palavras o percurso da tua carreira?
R - Bem eu aprendi sózinho a tocar guitarra, um amigo ensinou-me uns acordes e comecei aí. No principio lembro-me de tocar músicas dos Misfits na minha guitarra.
Depois senti que tinha de formar uma banda e em 1996 começamos eu na guitarra e voz, o JC (viola baixo), e depois o baterista Damon entrou em 2000 e a formação ficou bastante sólida.
O primeiro CD "A Collection Of Songs 1996-1999" juntou todas as demos e EP que gravámos no inicio de carreira. Depois surgiu o contracto com a editora Bad Taste Records na Europa que voltou a editar a colectânea sob o nome de "I'm Alive And On Fire" em 2000. Depois o álbum de originais "Born A Lion" foi editado em 2002, e agora o segundo álbum "We Sweat Blood" viu a luz do dia a semana passada.

P - Este ano estives-te no Festival Paredes de Coura. Fez parte da tour de "Born A Lion"?
R - Sim era uma data da digressão europeia. Tocámos em países a que nunca tinhamos ido antes, como a República Checa, Grécia, Portugal. Foi muito bom. Gostei muito do festival e da reação do público.

P - No meio de tanta data como é que conseguis-te gravar o novo trabalho?
R - Quando acabámos a digressão europeia em Dezembro de 2002, tivemos uns dias de descanso. A tour de 2003 só começou em Fevereiro e prolongou-se até ao Verão. Escrevi o álbum em mês e meio e gravámos em duas semanas e meia. Não tinhamos muito tempo, e sabiamos precisamente o que queriamos e como queriamos. Foi uma cena muito directa.

P - Quer dizer que este "We Sweat Blood" era realmente o que tinhas na cabeça antes de gravar?
R - Precisamente! Tentámos não errar nada, rock puro e duro, grandes riffs de guitarra, sem solos, foi a mesma cena que tocar ao vivo... não podemos dizer, pára! Toquem outra vez que isto não saiu bem.

P - Gravaram o disco onde?
R - Gravámos em Toronto no Canadá. Depois começámos a digressão logo de seguida e aproveitámos para fazer as misturas em Estocolmo na Suécia.

P - E agora continuam em tour?
R - Sim esta é a segunda parte da digressão europeia, vamos tocar em vários países e só devemos voltar a casa em meados de Dezembro.

P - Vai ser muito diferente do concerto que deram no Verão?
R - Bem nessa altura ninguém nos conhecia. Parece que gostaram da nossa prestação no Paredes de Coura e cá estamos outra vez.

P - Como guitarrista quais são as tuas influências?
R - Eu gosto de muitos guitarristas, mas em primeiro lugar ponho sempre Billy Gibbons dos ZZ Top.

P - Deixa uma mensagem para os nossos leitores?
R - Chamo-me Danko Jones, tenho um álbum novo "We Sweat Blood" e estou ansioso por voltar a tocar cá. Visitem o meu sitio em www.dankojones.com

CAMERAMAN METALICO

Amanhã 2ª feira tocam os ILL NIÑO + CHIMAIRA + SPINESHANK no Paradise Garage.

Comments: Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?