sexta-feira, julho 17

AMOR AO HEAVY METAL



O facto de se gostar de um estilo musical tão peculiar como o heavy-metal derruba barreiras!
Que o diga Nuno Fonseca, mais conhecido em Beja e junto da comunidade “headbanger” por Nuno “Thrasher”. O Nuno é um excelente rapaz, conheço-o há uns 20 anos das andanças para Cascais. Nas últimas duas décadas este jovem tudo tem feito para divulgar o som de que gosta, tornou-se DJ, já chegou a passar música em Lisboa e é um conhecedor da história do heavy metal dos mais conceituados. As bandas portuguesas conhecem-no bem e foi assim que o convite para três bandas de heavy tocarem em Beja partiu. Primeiro contactou a Casa da Cultura, e quando teve luz verde, tratou pessoalmente do PA, pagando do seu bolso…
As bandas portuguesas tocam pelas despesas, ou seja de borla… contam-se pelos dedos as bandas de heavy metal que recebem “cachet”…
Foi o que aconteceu em Beja no passado sábado, os Desire, os Decayed e os The Spektrum deslocaram-se a Beja para um concerto de heavy metal na Casa da Cultura.
O facto do Nuno não ter experência a organizar concertos não o demoveu. Tratou do alojamento das bandas, do restaurante, etc…
E parecia que ia tudo bem, mesmo a perder dinheiro… Já que o preço simbólico do bilhete não chegou para as despesas. O pior de tudo a meu ver foi a divulgação do evento. Beja tem agora menos juventude por causa das férias escolares, e devia ter apostado nas vilas e aldeias do concelho…
Mesmo assim veio gente de Lisboa, Ferreira do Alentejo e Pinhal Novo, tudo à conta da Irmandade Metalica.
O concerto correu bem, para algumas dezenas de pessoas (com outro concerto a decorrer no Pax Julia)… Primeiro os The Spektrum vieram de Leiria mostrar o seu álbum “Daemonicus Awakening” editado este ano para a Noise Head Records da Austria. São novatos mas tem vontade e a música está bem composta. De seguida os Decayed, uma das bandas de black-metal mais antiga no nosso país… o guitarrista J.A. dirigiu da melhor maneira apesar dos problemas técnicos. O vocalista tem presença, mas o visual “skin” pouco tem a ver com heavy-metal.
A terminar os grandes Desire…. Bem esta banda existe desde 1992! Já tiveram um contracto com a Movieplay e agora editaram por conta própria. A técnica desta peculiar banda é exemplar e o heavy-metal que praticam único no nosso país. Chamemos-lhe “heavy-metal atmosférico”, acho que a banda gosta desse rótulo. Os músicos Tear, Flame e Mist são fundadores. Os Desire tem um EP novo para divulgar e foi isso que tocaram em Beja, entremeado com as malhas antigas. O novo disco chama-se “Crowcifix”.
Agradecimentos ao “promotor” pelas facilidades concedidas.
CM

Comments:
Grande Melão!
Boa cobertura.
Abraço
Stay heavy.
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?