terça-feira, fevereiro 9

20 ANOS de HARD'n'HEAVY no DIÁRIO POPULAR


Fez esta semana 20 anos que me iniciei nos meios jornalisticos! Foi precisamente no dia 9 de Fevereiro de 1990… lembro-me de ter entregue os textos e as fotos que iriam ocupar ¾ da página, uns dias antes e no sábado de manhã (o jornal era vespertino) estava na gráfica do Bairro Alto para ver a rotativa a funcionar… Tudo isto para mim era um sonho! Lembro-me de ter pegado num dos primeiros jornais e lembro-me como se fosse hoje do cheiro a tinta fresca…
O sonho de ser jornalista tinha nascido dois anos antes quando iniciei a impressão em xerox da fanzine Hard’n’Heavy, a primeira fanzine portuguesa a ser impressa com fotos originais… as minhas!
Até aí quem imprimia fanzines, já que não havia revistas especializadas em português, usava as fotos recortadas de magazines como a Metal Hammer (inglesa) ou Hard Rock (francesa)… Foi se calhar por isso que quem leu a carta que enderecei ao Diário Popular, se interessou e me marcou uma reunião, onde acertámos tudo para começar a editar uma página semanal sobre Heavy Metal!
Trabalhar num grande jornal como o Diário Popular, foi uma escola para mim! Habituado a este jornal desde miúdo, ter uma página quase inteira para escrever sobre a música que eu gostava, foi muito mais que um sonho! Na primeira página, escrevi sobre Alkateya, Ibéria e Candlemass… o quarto de página que sobrava era ocupado pelo “airplay chart” do Rock’n’Stock de Luis Filipe Barros na Rádio Comercial (a quem mando um abraço – pois ainda está no activo na Antena 1).
Duarante quase dois anos redigi, divulguei, fotografei religiosamente bandas portuguesas e estrangeiras. Dava trabalho pois nesta altura não havia internet nem e-mail, e as coisas chegavam todas por correio ou pela visita às editoras em Lisboa.
Nesta altura havia em Lisboa três jornais vespertinos, o Diário Popular, o Diário de Lisboa e A Capital… foram fechando uns atrás dos outros… A Capital aguentou-se até 2005… Agora já não há vespertinos!
Quando o Diário Popular fechou, o “bichinho” já estava instalado… fácilmente arranjei um “cantinho” no Diário do Alentejo, onde tinha muitos amigos… mesmo sem ganhar nada, a página Hard’n’Heavy passou então para o DA isto em 1992 ou 93…
Em 1995 a página Hard’n’Heavy passou para o jornal A Capital… e durou 10 anos… era dos poucos jornais a ter uma coluna dedicada ao heavy metal…
Apesar de não ter agora nome esta coluna semanal que o estimado leitor, segue semana após semana, já faz parte da história!
Finalmente deixei gradualmente de assinar Cameraman Metalico por causa da carteira profissional. Modernices…
A página semanal do Diário Popular, deu agora lugar a um site www.hardheavy.com onde regularmente meto os escritos que se editam no DA.
Longa vida ao HEAVY METAL.
AM

Comments:
Keep on rolling!
 
também há o clube de fãs das banda EPICA de portugal, até já fomos oficializados pela banda dias a seguir ao concerto no incrivel almadense

http://www.forumepicaportugal.net/

\m/
 
ok obrigado - CM
 
Enviar um comentário



<< Home

This page is powered by Blogger. Isn't yours?