quinta-feira, abril 22
PETER STEELE 1962 - 2010 RIP
HEAVY METAL MAIS POBRE!
A banda de heavy metal norte-americana Type O Negative perdeu recentemente o seu líder Peter Steele. O músico com 48 anos de idade faleceu no dia 14 de Abril vitima de problemas cardiacos.
Peter Steele nasceu a 4 de Janeiro de 1962 no Bairro de Brooklyn em Nova Iorque e foi baptizado com o nome de Petrus T. Ratajczyk. Este jovem de origem polaca cedo manifestou vontade de ter uma banda. Primeiro foram os Fallout ainda nos anos 80, e logo os Carnivore com quem gravou dois álbuns com algum sucesso.
Em inicio da década de 90 Peter Steele funda uma nova banda a que chamou Subzero, a sonoridade era diferente, entre o doom-metal e o gótico. Antes da edição do primeiro álbum “Slow Deep And Hard” pela independente Roadrunner Records a banda resolve mudar o nome para Type O Negative.
A formação era composta por Peter Steele (viola baixo e voz), Josh Silver (teclas), Keny Hickey (guitarra) e Sal Abruscato (bateria).
Em 1992 editam o segundo álbum “The Origin Of The Feces” um disco com capa censurada que lhes valeu alguma popularidade.
Em 1993 seria a vez da consagração com o excelente “Bloody Kisses” e digressões um pouco por todo o mundo. Os quase 2 metros de Peter Steele sairam nús na magazine Play Girl… o homem já era famoso e ficou ainda mais… nas festas costumava avisar os gays… “não se metam comigo”… porque seria?
Em 1995 Abruscato sai e para o seu lugar entra Johnny Kelly.
Em 1996 editaram “October Rust” e foi por esta altura que os vi pela primeira vez na Holanda. Conheci um homem imponente, algo timido e sempre de copo de tinto na mão…
Em 1999 editaram “World Coming Down” e começaram os problemas com a dependência de drogas duras. Em 2003 sai o último álbum para a Roadrunner “Life Is Killing Me”.
Um novo contracto discográfico desta vez com a importante companhia alemã SPV. Um DVD é a primeira edição dos TON - “Symphony For The Devil” – em 2006. É ainda editado um EP com três versões de músicas famosas de Carlos Santana.
O primeiro álbum para a SPV “Dead Again” é editado em 2007 e a digressão trouxe-o a Lisboa em Julho desse ano. O concerto no Coliseu dos Recreios foi bombástico mas Peter Steele estava embriagado em palco… mesmo assim foi um grande concerto!
Peter Steele era apologista de vinho, ao ponto de criar um país ficticio - Vinland com bandeira e tudo. A esta hora a bandeira verde e negra deve estar a meia haste! Descansa em paz!
Segundo informações difundidas pela banda os Type O Negative acabam aqui! É triste...
CM